Arquivo: Química no cotidiano.



Por Janete Terezinha Dorfey Müller  - Professora

Me surpreendo refletindo sobre a saúde que tinham nossos antepassados . Uma saúde de ferro, como diziam.
Ouvi muito estas palavras durante minha infância. Saúde de ferro, que seria? Crescendo fui compreendendo o significado de tais expressões.
Ao lado de toda essa benesse em termos de saúde eu não via as avós irem ao médico fazer exames preventivos, mamografia, ultrasons, RX, etc. Eram sempre ocupadas com suas tarefas e faleciam com idade avançada
Hoje, fazemos tantos exames, vamos tantas vezes ao médico e vivemos cheios de mazelas. Pode ser por conta do arsenal químico que lançamos sobre nosso organismo no dia-a-dia . Isto porque a pele funciona como uma barreira contra a entrada de microorganismos patagônicos e sobre ela passamos sabonete, creme-desodorante, perfume, xampu...que são parcialmente absorvidos.
Sem falar na potente química dos produtos de limpeza que entram em contato com as mãos, pois a maioria não usa luvas. É necessário sim, higienizar nossas casas e utensílios pessoais, mas será que precisamos de uma variedade infinita de produtos cada um com a sua química, muitas vezes interagindo com a do outro?
Durante a higiene matinal usamos o mais moderno creme dental que nos adverte dos problemas bucais, depois partimos para uma refeição que contém vários tipos de embutidos: salame, mortadela, presunto, queijos, margarinas...
Se vê poucas pessoas com hábitos mais simples, utilizando produtos mais suaves, em menor quantidade e ingerindo alimentos mais naturais (frutas e verduras) produzidas com menos agrotóxico, ou seja, na forma orgânica.
Vivemos assustados, num mundo onde o imperativo maior é o capitalismo, sendo o pior de todos, o capitalismo químico. Porque se o culto ao capitalismo já nos é maléfico quando interfere na moda, troca de carro, roupas..., pior é em se tratar de produtos que entram em contato direto com o nosso organismo, muitas vezes modificando e alterando a sua própria química.

Vale a pena repensar que tipo de vida estamos levando e nos empenharmos em exaltar e cultivar a química que é verdadeiramente simples, de fácil acesso e faz bem ao corpo e ao espírito, a química do amor!

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante que você leitor deixe a sua opinião sobre os nossos posts, comente no espaço abaixo. Comunicamos que após a realização do seu comentário ele será encaminhado a administração do blog para aprovação!