Eleita nova chapa na administração do grêmio.

Após a apuração dos votos, chegou-se a conclusão de que a chapa que melhor servia a vontade do âmbito escolar seria a Integração.

Chegaram os novos livros.

Olá galera, viemos através desta postagem informar que chegaram novos livros que foram adquiridos com parte do dinheiro do GSV (Guerreiros São Vicente) e estão dísponíveis na biblioteca da nossa escola.

Músicas do recreio.

Lembramos aos alunos que é possível pedir músicas que tocam durante o recreio através do blog.

Gincana São Vicente

Para ver os vídeos dos primeiros colocados na apresentação de dança da gincana São Vicente CLIQUE AQUI

Grêmio Estudantil Apresenta Peça Teatral

Grêmio Estudantil GSV apresenta “O Fantástico Mistério de Feiurinha”!

Após um bimestre de preparação o Grêmio Estudantil GSV encenou no dia 19 de julho de 2010 “O  Fantástico Mistério de Feiurinha”. A apresentação foi um verdadeiro conto de fadas, encenado para todo o corpo dicente do SV (exceto período noturno) em nove apresentações, sendo que destas, cinco no período matutino e quatro no período vespertino, o que exigiu completa dedicação do GSV que batalhou na preparação da peça teatral.
O GSV usou-se das dependências do auditório do SV para apresentar a peça. Ressaltando que além da enorme dedicação do pessoal para conseguir interpretar seus personagens, foi necessária ainda a colaboração de todos para a preparação do ambiente da encenação, conseguindo obter um belo cenário que consistiu em quatro ambientes diferentes, escritório, floresta, caverna e outro que serviu para as demais cenas. Além disso, o figurino dos personagens também estava de acordo, destacando os vestidos das princesas que foram alugados para a ocasião.
Foram retratadas resumidamente as histórias das princesas mais populares, Branca de Neve, Bela Adormecida, Rapunzel, Cinderela, A Bela e a Fera, e ainda o conto de Chapeuzinho Vermelho. Em seguida deu-se início ao Mistério de Feiurinha que retrata a história de uma jovem que quando bebê é desvinculada de sua família e passa a morar numa caverna de bruxas onde acredita ser feia, pois as bruxas diziam que ela devia ser como elas, que consideravam-se belas, daí vem o nome Feiurinha. Já na juventude a menina põe-se a conversar com um bode encantado, que transforma-se em um príncipe e promete o casamento a jovem. No dia seguinte o príncipe vai até a caverna pegar Feiurinha que já havia sido transformada em bruxa pelas bruxas, porém o príncipe desfaz o encantamento e Feiurinha volta a ser Feiurinha. Então as bruxas transformam-se em cogumelos e o príncipe leva Feiurinha para o seu reino!

O GSV sente-se muito agradecido por todos que de alguma forma ajudaram na realização da peça que foi o passo inicial para o projeto de horas culturais do SV. Sentimos-nos realmente gratos por todos que colaboraram e aplaudiram o desfecho da peça, agradecemos também aos muitos elogios que recebemos, pois são eles que nos dão maior confiança na hora de atuar, também às críticas das quais usamos para tentarmos melhorar na medida do possível.
Fica exposto o nosso agradecimento a todos, privando-nos de citar nomes para não esquecer ninguém, pois realmente foram numerosas as pessoas envolvidas.


Nota: Consentimos que algumas apresentações tiveram maior êxito que outras, pois afinal foram nove no total. Não basta apenas vermos os pontos positivos listados acima, pois sempre existe alguma falha. Por isso o Grêmio Estudantil GSV pede desculpas aqueles que não puderam assistir a melhor das apresentações, pois como já conhecemos a frase “nada nem ninguém é perfeito”, desculpas profundas a todos e acreditamos que “aprende-se errando”.  Por GSV

Imagens do Teatro do Grêmio



Dicas para Gabaritar


DICAS PARA GABARITAR

Conhecer um pouco do Estado onde você mora ou pretende passar os próximos anos cursando uma faculdade pode fazer a diferença para passar no vestibular. História, Geografia, e literatura são as três matérias em que é preciso estar mais ligado. Investigue as características do estado onde você pretende cursar. Se não encontrar deixe-nos um comentário que faremos o possível para ajudar.



Dicas na televisão


DA APOSTILA PARA O CONTROLE REMOTO

Para o vestibulando que passa o ano carregando apostilas, se desdobra entre aulas, reforços, estudo em casa, aquele tempinho na frente da TV é um oásis de tranqüilidade. Pois saiba que você pode acumular um conhecimento extra, mesmo na hora de relaxar.
A TV está cheia de conteúdos legais que podem garantir aquela questão na prova; o segredo é direcionar os interesses. Minisséries, filmes e documentários são boas pedidas quando ‘casados’ com o conteúdo de sala de aula. O programa Profissão Repórter, a série Mercado de Trabalho do Jornal Hoje e os seriados dos canais fechados dão uma luz.
Aproveitar a TV como complemento dos estudos é uma forma de relaxar sem perder tempo. Não dá pra esquecer a boa e velha disciplina. Afinal de contas, deitar no sofá e ficar assistindo a filmes a tarde inteira não leva ninguém à universidade. Quem aderiu dá as dicas. Siga o roteiro “cinevestibulando” e aproveite!

Filme INVICTUS
Invictus acompanha o período em que Nelson Mandela, interpretado por Morgan Freedom, sai da prisão, em 1990 e torna-se presidente da África do sul em 1994. O rugby é usado para amenizar o fosso entre negros e brancos no país. O jogador Francois Pienaar, interpretado por Matt Damon, é o capitão do time e se torna principal parceiro de Mandela na empreitada.

Filme OLGA
O filme Olga, baseado no livro de Fernando de Morais, mostra uma filha que se afasta da família de classe média alemã para se dedicar à causa socialista, unindo-se ao governo revolucionário soviético. O filme mostra desde a saída de Olga de casa, pela incompatibilidade com a postura da família, até sua morte pelo regime nazista de Adolf Hitler, numa câmara de gás na Alemanha em 1942.

Filme LEÕES E CORDEIROS
O senador Jasper Irving (Tom Cruise) pretende lançar sua nova estratégia completa para a guerra dos Estados Unidos no Afeganistão. Para Divulgá-la, precisa convencer a jornalista Janine Roth (Meryl Streep). O Dr. Stephen Mallery (Robert Redford), um professor idealista, tenta convencer um de seus alunos mais promissores e mudar o curso de sua vida.

Filme O GRANDE DITADOR
Em meio a Segunda Guerra Mundial, judeus eram esmaga dos pelo preconceito alemão. Chaplin interpreta os dois protagonistas: o ditador Adenoid Hynkel e o barbeiro judeu. Irônico e atrevido, este filme causou expulsão do ator dos Estados Unidos, mas criou também uma obra prima única com uma das melhores mensagens antiguerra já transmitidas ao homem.

Filme MÁ EDUCAÇÃO
Nos anos 1960, Ignácio e Enrique, dois alunos de uma escola católica, se apaixonam e descobrem juntos o sexo e o cinema. Mas são separados pelo padre Manolo, um pedófilo que abusa sexualmente de Ignácio. Nos anos 1980, Ignácio (Gael Garcia Bernal), que nesse intervalo virou travesti e depois ator amador, procura Enrique (Fele Martinez), que se tornou cineasta, e lhe propõe que façam um filme sobre a história dos dois. Depois de hesitar Enrique aceita a proposta. Mas o padre Manolo reaparece nas filmagens para mudar outra vez o destino de seus ex-alunos.

Filme JOGOS DE PODER
Início dos anos 1980. A união soviética invade o Afeganistão, o que chama a atenção de políticos norte-americanos. Um deles é Charlie Wilson (Tom Hanks), um homem mulherengo e polêmico que não tem grande relevância política, apesar de ter sido eleito 6 vezes para o cargo. Com o apoio de Joanne Herring (Júlia Roberts), uma das mulheres mais ricas do Estado que o elege, e do agente da CIA Gust Avrakotos (Philip Seymour Hoffman), Wilson passa a negociar uma aliança entre paquistaneses, egípcios, israelenses, e o governo norte-americano, para que os EUA financiem uma resistência que impeça o avanço soviético.

Filme DÚVIDA
O cariam´patico padre Flynn (Philip Seymour Hoffman) tenta acabar com os rígidos costumes da escola St. Nicholas, localizada no Bronx. A diretora do local é a irmão Aloysius Beauiver (Meryl Steep), que acredita no poder do medo e da disciplina. A escola aceitou recentemente seu primeiro aluno negro, Donald Miller (Joseph Foster), devido às mudançlas políticas da época. Um dia a irmã James (Amy Adams) conta à diretora suas suspeitas de que o padre Flynn esteja dando atenção de mais a Donald. É o suficiente para que a irmão Aloysius inicie uma cruzada moral contra o padre, tentando a qualquer custo expulsá-lo ad escola.


Comente:
Você já assistiu a um dos filmes listados acima? Dê a sua opinião sobre o(s) assistido(s).

dicas para se dar bem no vestibular



DICAS PARA A HORA DA REDAÇÃO
A prova da redação talvez seja uma das mais abrangentes do vestibular. Além de dominar a parte gramatical, o aluno precisa estar antenado nos possíveis temas, mostrar que domina o assunto com técnicas de comunicação escrita que nem todos tem.

Tipos de redação

Descrição = particularizar, detalhar;
Narração = relação de fatos e ações;
Dissertação = defender uma opinião;
Dissertação

É a altitude lingüística de dissertação que nos permite fazer uso da linguagem a fim de expor ideias, desenvolver raciocínios, encadear argumentos e atingir conclusões”.

Observe
Objetividade, precisão, coerência, coesão, clareza, concisão, linguagem denotativa.

Evite
Repetições, contradições, expressões vulgares, pontuação excessiva, conotação.

Critérios de avaliação da redação
Desenvolvimento do tema, apresentação e estrutura textual adequada, domínio da expressão escrita, vocabulário, expressivo, capacidade crítica, criatividade restrita à finalidade, argumentação lógica e fundamentada, legibilidade.

Não esqueça
A prática da redação começa na leitura, pois, como já está provado, quem não lê não escreve.

A ordem das coisas
Na hora de escrever, é preciso ter informações, dados e conceitos pesquisados para elaborar relações que vão estruturar o texto de forma organizada, gradual e progressiva. Do ponto de partida do assunto, passa-se pelos desdobramentos argumentativos até a retomada final, de forma conclusiva.


  1. Introdução


  2. Desenvolvimento


  3. Conclusão
O título
O tema não deve ser o título do texto.
O título deve surgir do texto e ser uma espécie de chave.
O redator é um construtor de significados, de novos sentidos.
Redigir se aprende redigindo.

Dicas de leitura
Jornais e revistas (diariamente).
Ficar atento aos assuntos dominantes (no Estado, no país e no exterior).
Os livros de literatura listados (exercício mais recomendado).
Praticar uma redação por semana (pelo menos).
Relacionar aos conteúdos de outras disciplinas (aos assuntos pesquisados).

Comente:
Você se considera preparado para a prova da redação? O que lhe deixa mais tenso em relação à redação?


Dicas para vencer os medos do vestibular


PARA ENCARAR OS MONSTROS DO VESTIBULAR
E se...o tempo para fazer a prova não for suficiente?...eu não for aprovado na primeira tentativa?...eu não souber nada sobre o tema da redação?
São muitas as dúvidas e medos que passam pela cabeça dos estudantes que estão prestes a fazer o vestibular. A quantidade de conteúdos exigida para a prova é grande e, em geral, a concorrência para ingressar na universidade também.
A primeira dica dos especialistas para afastar o bicho papão que ronda a palavra vestibular é aprender a lidar com a ansiedade. Cada pessoa possui um jeito para estudar e assimilar melhor a matéria. O passo inicial é achar o seu jeito, percebendo qual é a quantidade de horas necessárias para um bom aprendizado, e quais matérias você tem mais ou menos facilidade de compreensão. Compartilhar as inseguranças com os colegas também ajuda porque a maioria dos estudantes tem preocupações parecidas.

Confira algumas dicas para vencer os medos que envolvem a prova do vestibular:

Deu branco
Esquecer tudo o que estudou e não conseguir responder as questões do vestibular são preocupações freqüentes entre os estudantes. As principais causas do branco são o excesso de nervosismo e a ansiedade;
Para realizar a prova é muito importante estar tranquilo e ter em mente que você estudou e sabe o conteúdo;
Fazer simulados, conhecer seus pontos fortes e fracos, estar bem informado, estabelecer metas de estudo e cumpri-las, são formas de chegar a prova com mais segurança;
Ainda assim, se você não se sente confiante, busque orientação profissional com um psicólogo para aprender a lidar com a ansiedade. Esse tipo de ajuda é geralmente oferecido pelos colégios e cursinhos de pré-vestibular.

Reprovação
Estudar o ano inteiro e não ser aprovado é um fantasma que ronda a cabeça da maioria dos estudantes. Isso significa ter de se dedicar mais seis meses ou até um ano para prestar o vestibular novamente.
Uma dica para tentar esquecer essa preocupação é não fazer comparações com colegas. Cada pessoa tem seu tempo e seu modo de aprender.
Mesmo achando que estava preparado, lembre-se, vestibular tem todo ano. Se não passar no primeiro, você já estará bem mais preparado para o segundo ano de .

Pontuação mínima
As matérias exatas assustam boa parte dos vestibulandos. Há também disciplinas que exigem pontuação mínima para a classificação.
Para essas questões a dica é avaliar seu desempeno a partir das provas de simulado e dar mais ênfase às matérias em que você comete mais falhas.
Buscar aulas de reforço também pode ajudar.
Não deixe a preparação para a última hora. Aproveite para aprender os conteúdos no momento em que são ensinados e faça uma revisão na véspera do vestibular.
Não se limite a decorar datas, fatos e fórmulas. Os vestibulares mais puxados exigem informações contextualizadas. Em lugar de se preocupar com quando, quanto e o quê, tente saber como e por quê.

O desconhecido
Enfrentar uma prova que nunca fez pode ser assustador à primeira vista. O excesso de conteúdo e o espaço de tempo para resolver todas as questões são motivos de muita preocupação entre os estudantes.
Para conhecer melhor o vestibular, faça simulados e baixe as provas da internet, no site da universidade que você escolheu.
Calcule o tempo de resolução conforme o tempo permitido pelo edital do vestibular.
Durante a prova, reserve um tempo para fazer a redação, passá-la a limpo e preencher o gabarito.
Analise as provas dos últimos cinco anos e observe quais matérias são mais freqüentes em cada disciplina.

Escolha do curso
Na hora da inscrição do vestibular, muitos candidatos têm medo de errar a escolha do curso.
Procure saber como é a faculdade, as atividades que vai desenvolver como profissional formado, a carreira, o mercado de trabalho, a remuneração e o reconhecimento profissional.
Você pode contar com a ajuda de profissionais, fazendo orientações vocacionais. Eles podem ajudar a definir com qual área profissional você tem mais afinidade. Quanto mais cedo você definir o curso, mais cedo poderá estabelecer suas metas. Isso lhe dará maior segurança na hora da prova.

Questões discursivas
Causam temor porque podem envolver mais de uma matéria e possuem bastante peso na nota.
Para desenvolvê-las com mais facilidade, o ideal é estar sempre atento ao que está acontecendo no mundo. Assim você terá mais argumentos para escrever.
Leia muitas revistas, jornais e livros. Dessa forma além de ficar bem informado, você irá enriquecer seu vocabulário.
Não utilize gírias em sua redação.


Comente:
Em sua opinião quais são os maiores monstros do vestibular, estaremos postando dicas para afastá-los!

Vestibular em família


VESTIBULAR EM FAMÍLIA
O vestibular é mesmo um desafio para toda família. Ser pai de um vestibulando é um verdadeiro exercício de paciência que envolve compreender os rompantes e humores próprios de quem está sob pressão; é também um exercício de bom senso, para não errar a mão e transformar aquela vontade de ajuda em intromissão.


Os pais erram quando:
Cultivam a idéia de que somente a universidade pública tem um ensino de qualidade;;
Intrometem-se demais na preparação do vestibulando;
São negligentes com a rotina de estudos do filho;
Fazem comparações com conhecidos e parentes que já passaram no vestibular;
Impõe ao filho a escolha por determinada profissão;
Não criam não criam oportunidades para que o filho tenha acesso as opções oferecidas pelo mercado de trabalho;
Focam as atenções apenas no salário que o filho poderá ganhar como um futuro profissional e desconhecem a vocação e o desejo dele;
Pressionam em excesso e exigem a aprovação.

Os pais acertam quando:
Regram os horários de estudo dos filhos;
Incentivam o vestibulando a conhecer as várias opções profissionais (mostram revistas, almanaques e possibilitam que os filhos conheçam o mercado de trabalho);
Estimulam o vestibulando para que ele seja guiado pela vocação e não apenas pela remuneração da futura profissão;
Acompanham a preparação sem impor a obrigação de passar no vestibular;
Estimulam a leitura de jornais, revistas e livros obrigatórios
Discutem com o vestibulando assuntos de atualidades divulgados pelos meios de comunicação;
Proporcionam um ambiente favorável para o estudo com silêncio na medida certa.

Comente:
Como está sendo a sua preparação para o vestibular? Existe a participação de sua família?