Dicas para vencer os medos do vestibular


PARA ENCARAR OS MONSTROS DO VESTIBULAR
E se...o tempo para fazer a prova não for suficiente?...eu não for aprovado na primeira tentativa?...eu não souber nada sobre o tema da redação?
São muitas as dúvidas e medos que passam pela cabeça dos estudantes que estão prestes a fazer o vestibular. A quantidade de conteúdos exigida para a prova é grande e, em geral, a concorrência para ingressar na universidade também.
A primeira dica dos especialistas para afastar o bicho papão que ronda a palavra vestibular é aprender a lidar com a ansiedade. Cada pessoa possui um jeito para estudar e assimilar melhor a matéria. O passo inicial é achar o seu jeito, percebendo qual é a quantidade de horas necessárias para um bom aprendizado, e quais matérias você tem mais ou menos facilidade de compreensão. Compartilhar as inseguranças com os colegas também ajuda porque a maioria dos estudantes tem preocupações parecidas.

Confira algumas dicas para vencer os medos que envolvem a prova do vestibular:

Deu branco
Esquecer tudo o que estudou e não conseguir responder as questões do vestibular são preocupações freqüentes entre os estudantes. As principais causas do branco são o excesso de nervosismo e a ansiedade;
Para realizar a prova é muito importante estar tranquilo e ter em mente que você estudou e sabe o conteúdo;
Fazer simulados, conhecer seus pontos fortes e fracos, estar bem informado, estabelecer metas de estudo e cumpri-las, são formas de chegar a prova com mais segurança;
Ainda assim, se você não se sente confiante, busque orientação profissional com um psicólogo para aprender a lidar com a ansiedade. Esse tipo de ajuda é geralmente oferecido pelos colégios e cursinhos de pré-vestibular.

Reprovação
Estudar o ano inteiro e não ser aprovado é um fantasma que ronda a cabeça da maioria dos estudantes. Isso significa ter de se dedicar mais seis meses ou até um ano para prestar o vestibular novamente.
Uma dica para tentar esquecer essa preocupação é não fazer comparações com colegas. Cada pessoa tem seu tempo e seu modo de aprender.
Mesmo achando que estava preparado, lembre-se, vestibular tem todo ano. Se não passar no primeiro, você já estará bem mais preparado para o segundo ano de .

Pontuação mínima
As matérias exatas assustam boa parte dos vestibulandos. Há também disciplinas que exigem pontuação mínima para a classificação.
Para essas questões a dica é avaliar seu desempeno a partir das provas de simulado e dar mais ênfase às matérias em que você comete mais falhas.
Buscar aulas de reforço também pode ajudar.
Não deixe a preparação para a última hora. Aproveite para aprender os conteúdos no momento em que são ensinados e faça uma revisão na véspera do vestibular.
Não se limite a decorar datas, fatos e fórmulas. Os vestibulares mais puxados exigem informações contextualizadas. Em lugar de se preocupar com quando, quanto e o quê, tente saber como e por quê.

O desconhecido
Enfrentar uma prova que nunca fez pode ser assustador à primeira vista. O excesso de conteúdo e o espaço de tempo para resolver todas as questões são motivos de muita preocupação entre os estudantes.
Para conhecer melhor o vestibular, faça simulados e baixe as provas da internet, no site da universidade que você escolheu.
Calcule o tempo de resolução conforme o tempo permitido pelo edital do vestibular.
Durante a prova, reserve um tempo para fazer a redação, passá-la a limpo e preencher o gabarito.
Analise as provas dos últimos cinco anos e observe quais matérias são mais freqüentes em cada disciplina.

Escolha do curso
Na hora da inscrição do vestibular, muitos candidatos têm medo de errar a escolha do curso.
Procure saber como é a faculdade, as atividades que vai desenvolver como profissional formado, a carreira, o mercado de trabalho, a remuneração e o reconhecimento profissional.
Você pode contar com a ajuda de profissionais, fazendo orientações vocacionais. Eles podem ajudar a definir com qual área profissional você tem mais afinidade. Quanto mais cedo você definir o curso, mais cedo poderá estabelecer suas metas. Isso lhe dará maior segurança na hora da prova.

Questões discursivas
Causam temor porque podem envolver mais de uma matéria e possuem bastante peso na nota.
Para desenvolvê-las com mais facilidade, o ideal é estar sempre atento ao que está acontecendo no mundo. Assim você terá mais argumentos para escrever.
Leia muitas revistas, jornais e livros. Dessa forma além de ficar bem informado, você irá enriquecer seu vocabulário.
Não utilize gírias em sua redação.


Comente:
Em sua opinião quais são os maiores monstros do vestibular, estaremos postando dicas para afastá-los!

Um comentário:

  1. Acredito que o maior desafio é quanto á inexperiencia. apesar de simulados que o aluno faz, nao é um vestibular. voce olha em volta e ve uma sala cheia de concorrentes, ...
    Por outro lado, temos ótimas escolas e otims professores. os resultados do ENEM comprovam isso.
    boa sorte

    ResponderExcluir

É muito importante que você leitor deixe a sua opinião sobre os nossos posts, comente no espaço abaixo. Comunicamos que após a realização do seu comentário ele será encaminhado a administração do blog para aprovação!