O que as empresas buscam em um profissional?

Por William Caldas - Renomado Consultor de empresas.

Vivemos no mercado brasileiro nesse exato momento um dos melhores momentos tanto para empresas quanto para os profissionais.

William Caldas - Consultor de empresas
Começando pelos profissionais, o mercado está receptivo a quem traz consigo a matéria-prima da inovação, que é o conhecimento.
Um profissional que leva seu conhecimento e talento para uma organização nos dias de hoje, tem a chance de à partir da criatividade (gerar ideiais) e à partir delas agregar valor nos produtos e/ou serviços, e a isso chamamos de inovação. A meu ver o que muitos profissionais ainda não entenderam é que a inovação
comportamental é a que faz você demonstrar que conhece. A inovação comportamental eu chamo de atitude! A soma de atitude com conhecimento é a perfeição em se tratando de um profissional.
Olhando pelo lado das empresas, elas vivem a maravilha de terem um mercado farto de clientes com dinheiro no bolso. Basta ler as pesquisas sobre o avanço da classe C para entender que o mercado está "comprador". Estas empresas esperam dos profissionais uma atitude diferenciada associada a um conhecimento que a empresa "aluga" do profissional ao contratá-lo. O insumo da inovação é o conhecimento. Porém, conhecimento não se encontra em supermercado nenhum para comprar, se "aluga" das pessoas.
Cabe a empresa encontrar as melhores pessoas com conhecimento para a partir daí, através do talento desse profissional gerar valor para os clientes.
Profissionais que possuem um posicionamento no mercado (sabem claramente o que querem), tem mais chance de conseguir uma empresa bacana para se trabalhar.
A pergunta que eu costumo fazer nas palestras é: "quem foi atrás de quem? a empresa que disse "vem trabalhar conosco pelo amor de Deus" ou foi o profissional que disse "me deixa trabalhar ai pelo amor de Deus"? Muita gente coloca no currículo que adora trabalhar em equipe, porém, é um engodo no dia a dia.
Muitos escrevem que são inovadores, porém, não dão se quer uma ideia diferente por mês. Muitos colocam que são abertos a mudanças, porém, quando vem a mudança ficam reclamando que a empresa não deveria mudar tanto. Em resumo, empresas procuram pessoas que tenham um espírito de colaboração, um pensamento empreendedor (pensam como donos do negócio) e uma atitude sustentável (pensam sempre no amanhã).

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante que você leitor deixe a sua opinião sobre os nossos posts, comente no espaço abaixo. Comunicamos que após a realização do seu comentário ele será encaminhado a administração do blog para aprovação!