Redes Sociais X Empresas

Por Luan Diego Vosnhak, assessor de imprensa da RIC TV Record Chapecó:

"A utilização das redes sociais é a nova tendência para os próximos anos. A RIC TV Record Chapecó utiliza facebook, e-mail e twitter para interagir com o público. A geração Z, que engloba jovens com idade entre 12 e 19 anos, é a principal produtora e disseminadora de conteúdo na internet. Esse público está cada vez mais conectado e prova de uma vez por todas que é para o ambiente online que as marcas e empresas devem voltar sua atenção. Para se ter uma idéia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Quest Inteligência de Mercado, 79% dos internautas da geração Z são agentes de mudanças que criam e compartilham informações como vídeos, textos e músicas na web.
Aproximar-se desse público não é somente uma maneira de garantir participação para o público jovem, mas uma forma de acessibilidade para todas as idades.
Nos indivíduos Y, de 20 a 31 anos, o percentual é de 71%, enquanto na geração X, que compreende pessoas entre 32 e 51 anos, apenas 48% têm o costume de promover conteúdo online. Os números mostram o enorme potencial da internet e, principalmente, das redes sociais como canais de comunicação e conexão entre marcas e consumidores.
Com os números, o grande desafio é: como interagir com esse público?
A participação com os “amigos” das redes sociais se dá através de enquetes, envio de perguntas, fotos, vídeos, críticas, sugestões. A abertura desse espaço representa a mobilidade da RIC TV Record em voltar-se e traçar como estratégia a manutenção de um público que, cada dia mais, volta-se para o meio online e, muitas vezes, não tem “tempo” para assistir televisão.
A exemplo do Jornal da Record News com Heródoto Barbeiro, que já utiliza a internet como meio propagador de informação e participação, foi possível perceber que o público assiste cada vez mais televisão via internet e está, ao mesmo tempo que assiste, ligado em diversos programas. É a tal geração Y, conectada ao mesmo instante com MSN, televisão, música, facebook, twitter. As ações não são praticadas separadamente como antes. Agora a conectividade ultrapassa as barreiras e a informação é rápida, contínua e interativa.
O Jornal do Meio Dia da RIC TV Record Chapecó não possui um sistema interno de comunicação exclusivo para funcionários nas redes sociais (apenas e-mail). Mas sim, estes interagem e participam da programação pelo próprio facebook e twitter do “Meio Dia Chapecó” (nome designado nas redes sociais do Jornal do Meio Dia), para interagir com o grande público.


Benefícios: Interatividade com diferentes públicos; quebra de fronteiras da comunicação (qualquer pessoa pode se comunicar de qualquer lugar do mundo); acessibilidade 24h por dia; informação rápida; aproximação com o público jovem e conquista de público que sempre está conectado na internet.


Malefícios: Cuidados com a publicação de notícias. Informação acessível para todos. Necessidade de regras para a política da informação. Questionar o público, mas sem opinar. Atenção especial para hackers e mensagens que possam denegrir ou prejudicar a liberdade de expressão de outras pessoas."


                                     Veja mais: http://aquitemmaisconhecimento.blogspot.com/search/label/Quarta%20tarefa#

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante que você leitor deixe a sua opinião sobre os nossos posts, comente no espaço abaixo. Comunicamos que após a realização do seu comentário ele será encaminhado a administração do blog para aprovação!